quarta-feira, 4 de maio de 2011

Estudo Sobre "Dons".

“Disse mais o Senhor a Moisés: Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício, para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores. Eis que lhe dei por companheiro Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã; e dei habilidade a todos os homens hábeis, para que me façam tudo o que tenho ordenado: a tenda da congregação, e a arca do Testemunho, e o propiciatório que está por cima dela, e todos os pertences da tenda; e a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios, e o altar do incenso; e o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a bacia com seu suporte; e as vestes finamente tecidas, e as vestes sagradas do sacerdote Arão, e as vestes de seus filhos, para oficiarem como sacerdotes; e o óleo da unção e o incenso aromático para o santuário; eles farão tudo segundo tenho ordenado.”

Introdução: Esta é a primeira menção feita na bíblia sobre os dons dados por Deus aos homens. Bezaleel possuía um dom natural de artífice, mas Deus derramou sobre ele o sobrenatural para o capacitá-lo mais ainda.

O Senhor dar a ele um Auxiliar chamado Aoliabe, para que ele pudesse transmitir o conhecimento que Deus lhe dera a esse auxiliar. O Senhor nunca nos deixará sozinho, sempre haverá auxiliares para nos ajudar a fazer a obra de Deus, não existe espaço para egoísmo na casa de Deus.

Bezaleel se dispôs de todo o coração de ensinar a Aoliabe (Ex.35.34), este é o exemplo, que temos que fazer primeiro e depois ensinar. CRISTO É O MAIOR EXEMPLO!

I. Deus conhecia a Bezaleel, sua linhagem, sua tribo, seu nome e seu oficio.

O Senhor Conhece o Seu Nome?

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora.

E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz (Jo 10. 3-4).

Você Faz Noção da sua linhagem?

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1Pe 2.9)

Nesta primeira parte deste artigo, refiro-me ao “dom natural” que todo homem possui; dom de cantar, esculpir, pintar, compor, tocar, tecer e etc...

O maior problema é que estes dons não são usados para glorificar a Deus!

Quantos talentos hoje, não estão perdidos, como aquelas dracmas dentro da casa de Deus?(Lc 15.8-9).

Por outro lado quantos lideres deixam de reconhecer os talentos de sua consagração! O sacerdote Eli custou a perceber que Deus falava com Samuel cujo ”cujo olhos obscurecido” se encontravam.

Estes líderes são como o velho Barzilai; perderam totalmente o discernimento espiritual(2Sm 19.35).

Deixe o Senhor lançar mão de seus atributos naturais, revesti-los do sobrenatural para serem usados na proclamação do evangelho.

O Arauto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...