sábado, 25 de junho de 2011

Estudo “Dom de Deus” 2 parte.

Introdução: Levando-se em conta que o dom é um presente dado a alguém, ainda que imerecidamente, esta é a continuação do tema OS DONS.

Texto base: Rm 4:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

1. Na trajetória de todo pecado humano, começando com a queda de Adão até antes de Cristo, todos nós, a raça humana estava “Assalariada” com a sentença de morte. Romanos 6:23 fala que esse era o pagamento justo que todos deveríamos receber por nossos atos.

Mas, eis que entra em abastado, muito rico, que se propõem a pagar um salario maior, cobrindo a oferta antes sentenciada: romanos 8:34 diz- Quem os condenara? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, que ressuscitou, o qual esta a destra de Deus, e intercede por nós. (1Jo 3:21)

2. Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pedes: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria agua viva. (Jo 4:10)

Aquele poço que serviu de encontro de Jesus com uma mulher samaritana tipifica a lei: Acaso tu és maior do que nosso pai Jacó que nos deu o poço do qual ele mesmo bebeu e, bem assim, seus filhos e seu gado?

E Jesus lhe afirma; Quem beber dessa água terá sede outra vez! Jesus sendo a agua viva não se encontra mais presa ao poço, ele salta para fora dando vida a todo sedento.

Jesus veio de uma região, o judaísmo, mais não está preso ao judaísmo! “Contudo, não há comparação entre o dom gratuito e transgressão. Pois se muitos morreram por causa da desobediência de um só, muito mais a graça de Deus e o dom pela graças de um só homem, Jesus,” transbordou para as multidões (versão King James). (Rm 5:15)

3. (2 Co 9:15) “Graças a Deus pelo seu dom inefável.” Inefável é algo ininteligível, incapaz de ser compreendido pela linguagem humana. Sendo assim, eis a razão pela qual o apostolo do amor usa a expressão “de uma tal forma”.

João não encontra maneira de expressar o amor de deus de uma forma humana simplesmente porque o amor de Deus não é humano, ele sendo amor (1Jo 4:8) transcende toda expectativa de amor humano e também a expectativa de conhece-lo.

Só podemos conhece-lo se amarmos sua obra realizadora na cruz e amarmos uns aos outros.

Portanto, para finalizar; ele é o desejado das nações. Este sim, é o dom supremo de Deus, Cristo Jesus a nossa salvação. Este sim, é o DOM a ser buscado.

Jo 1:16 Porque Deus amou ao mundo de uma tal maneira que deu o seu unigenito, para o que todo o que nele crê não pereça mas tenha vida eterna.

O Arauto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...