sexta-feira, 5 de julho de 2013

O Batismo com o Espírito Santo (Parte I)


I - O que É o Batismo com o Espírito Santo?
"Mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias" (At 1.5).
O batismo com o Espírito Santo não é uma bênção exclusiva de grupos pentecostais ou carismáticos, como alguns têm defendido e ensinado, "porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar" (At 2.39). A universalidade da promessa do batismo com o Espírito Santo é aqui reiterada, enriquecida e aprofundada para outras pessoas que ainda "estavam longe".
A promessa do Pai, feita a Jesus, cobriria o tempo e o espaço. Ela "diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar". Estas palavras, proferidas pelo apóstolo Pedro no dia de Pentecoste, mostram a abrangência da promessa:
• O batismo com o Espírito Santo seria para a geração dos primórdios da Igreja ("... a vós").
• O batismo com o Espírito Santo seria também para a geração de crentes e pregadores que viria depois ("... a vossos filhos").
• O batismo com o Espírito Santo seria também outorgado aos que estavam distantes, geográfica e cronologicamente ("... a todos os que estão longe").
• O batismo com o Espírito Santo poderia ser desfrutado por todos os que cressem e obuscassem ("... a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar"). Idêntica promessa faz Jesus, em Marcos 16.17, quando se despede dos discípulos: "Este sinais seguirão aos que crerem... falarão novas línguas". Esta gloriosa promessa foi imediatamente cumprida no dia de Pentecoste (At 2.1-4) e pelos séculos que se seguiram. Até hoje, homens e mulheres de todas as nacionalidades têm experimentado e testemunhado a mesma coisa. Jesus continua batizando com o Espírito Santo em todas as partes do mundo onde sua vontade é aceita. Ele "é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente" (Hb 13.8); e, de igual modo, "o Espírito é o mesmo" (1 Co 12.4,8,9,11). 

Pr. Severino Pedro da Silva 

Artigo adaptado do livro A Existência e a Pessoa do Espírito Santo, publicado pela Editora CPAD


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...