quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Porque Devemos Estudar a Bíblia?

http://www.ipjcv.com.br/2014/12/porque-devemos-estudar-biblia.html


Ela é o único manual do crente na vida cristã e no trabalho do Senhor. 

O crente foi salvo para servir ao Senhor (Ef 2.10; 1 Pe 2.9). Sendo a Bíblia o livro texto do cristão, é importante que ele a maneje bem, para o fiel desempenho de sua missão (2 Tm 2.15). Um bom profissional sabe empregar com eficiência as ferramentas de seu ofício. Essa eficiência não é automática: vem pelo estudo e prática. Assim deve ser o crente com relação ao seu manual -  a Bíblia. Entre as promessas de Deus nesse sentido, temos uma muito maravilhosa em Isaías 55.11. Deus declara aí que sua Palavra não voltará vazia. Portanto, quando alguém toma tempo para estudar com propósito a  Palavra de Deus, o efeito será glorioso quanto à edificação espiritual e ao engrandecimento do reino de Deus.

Ela alimenta nossas almas  (Jr 15.16; Mt 4.4; 1 Pe 2.2).

Não há dúvida de que o estudo da Palavra de Deus traz nutrição e crescimento espiritual. Ela é tão indispensável à alma, como o pão ao corpo. Nas passagens acima, ela é comparada ao alimento, porém, este só nutre o corpo quando é absorvido pelo organismo. O texto de 1 Pedro 2.2 fala do intenso apetite dos recém-nascidos; assim deve ser o  nosso desejo pela Palavra. Bom apetite pela Bíblia é sinal de saúde espiritual.
Como está o seu apetite pela Bíblia, leitor?

Ela  é  o  instrumento  que  o  Espírito  Santo  usa  (Ef  6.17). 

Se  em  nós  houver abundância  da  Palavra  de  Deus.  o  Espírito  Santo  terá  o  instrumento  com  que  operar.  É preciso, pois. meditar nela (Js 1.8; SI 1.2). Ê preciso deixar que ela domine todas as esferas da nossa vida. nossos pensamentos, nosso coração e, assim, molde todo o nosso viver diário. Em suma: precisamos ficar saturados da Palavra de Deus.

Um requisito primordial para Deus responder às nossas orações é estarmos saturados da  sua  Palavra  (Jo  15.7).  Aqui  está,  em  parte,  a  razão  de  muitas  orações  não  serem respondidas: desinteresse pela Palavra de  Deus. (Leia o  texto outra vez.) Pelo  menos  três fatos estão implícitos aqui: a) Na oração precisamos apoiar nossa fé nas promes sas de Deus, e essas promessas estão na Bíblia, b) Por sua vez, a Palavra de Deus produz fé em nós (Rm 10.17). c) Devemos fazer nossas petições segundo a  vontade de Deus (1 Jo 5.14), e um dos meios de saber-se a vontade de Deus é através da sua Palavra.

Na vida cristã, e no trabalho do Senhor em geral, o Espírito Santo só nos lembrará o texto  bíblico  preciso,  se  de  antemão  o  conhecermos  (Jo  14.26).  -  É  possível  o  leitor  ser lembrado de algo que não sabe? Pense se é possível! Portanto, o  Espírito Santo quer não somente encher o crente, mas também encontrar nele o instrumento com que operar a Palavra de Deus.

Ter o Espírito e não conhecer a Palavra, conduz  ao fanatismo. Pessoas assim querem usar o Espírito em vez de Ele usá-las. Conhecer a Palavra e não ter o Espírito conduz ao formalismo. Estes dois extremos são igualmente perigosos.

Ela enriquece espiritualmente a vida do cristão  (SI 119.72).

Essas riquezas vêm pela revelação do Espírito, primeiramente (Ef 1.17). O leitor que procurar entender a Bíblia somente através do  intelecto,  muito  cedo  desistirá  do  seu  intento.    o  Espírito  de  Deus conhece  as  coisas  de  Deus  (1  Co  2.10).  Um renomado expositor  cristão  afirma  que  há 32.000  promessas  na  Bíblia  toda!  Pensai que  fonte  de  riqueza    ali!  Entre  as  riquezas derivadas da Bíblia está a formação do caráter ideal, bem como a moldagem da vida cristã como  um  todo.  É  a-Bíblia  a  melhor  diretriz  de  conduta  humana;  a  melhor  formadora  do caráter. Os princípios que modelam nossa vida devem proceder dela.

A falta de  uma  correta  e  pronta  orientação  espiritual  dentro  da  Palavra  de  Deus especialmente  quanto  a  novos  convertidos,  tem  resultado  em  inúmeras  vidas desequilibradas,  doentes  pelo  resto  da  existência.  Essas, só um milagre de  Deus  pode reajustá-las. Pessoas assim, ferem-se a si mesmas e aos que as rodeiam.

A Bíblia é a revelação de Deus à humanidade. Tudo que Deus tem para o homem e requer do homem,  e  tudo  que  o  homem  precisa  saber  espiritualmente  da  parte  de  Deus quanto à sua redenção, conduta cristã e felicidade eterna, está revelado na Bíblia. Deus não tem outra revelação escrita além da Bíblia. Tudo o que o homem tem a fazer é tomar o Livro e apropriar-se dele pela fé. O autor da Bíblia é Deus, seu real intérprete é o Espírito Santo, e seu tema central é o Senhor Jesus Cristo. O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo, e praticar a Bíblia para ser santo.

_________________________________________________________
Extraído do livro A Bíblia Através dos Séculos, por Antonio Gilberto


Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...